Tipos de Encontros

Devido à complexidade das manifestações dos Fenómenos Aeroespaciais, vulgo OVNIs, afigura-se necessário que o seu estudo e investigação utilize uma tabela classificativa que estruture toda a informação. Assim sendo, e depois de aturada análise das variadas classificações internacionais existentes, o CIFA definiu o presente modelo de trabalho para o seu Departamento de Investigação (DI), visando clarificar a multiplicidade de critérios relacionados com os Não Identificados.

Tendo como paradigma o modelo de trabalho desenvolvido pelo Prof. J. Allen Hynek (ex-consultor da USAF e fundador, em 1973, do CUFOS – Centro de Estudos OVNI, Chicago-Illinois, EUA) mantivemos alguns pressupostos de avaliação, que entendemos irem ao encontro da finalidade do nosso trabalho de análise, estudo e investigação.

Ao simplificar as designações perfiladas como “Encontros Imediatos”, classificando-as de forma objetiva, de modo a torná-las percetíveis por qualquer pessoa, cremos ter concluído uma das metas que visam a melhor organização da nossa base de dados.

À eventual perspetiva redutora desta metodologia de trabalho, sobrepõe-se a prioridade transversal na simplificação e entendimento da globalidade dos fenómenos designados por Objetos Voadores Não Identificados, e juntamente com os Identificados, para que possam ser objeto de uma abordagem inovadora que culmine num parecer sociológico global. Como afirmou o Prof. J. Allen Hynek ao longo da sua extensa carreira de investigação “a solução para o enigma OVNI será um profundo e inesperado salto total para a Ciência”.

Para tal, mostra-se essencial a participação da sociedade portuguesa em geral, não só do sector civil, como também da área académica, por meio das demais instituições laboratoriais e de investigação em vários sectores disciplinares e, ainda, da comunicação social, bem como, através de protocolos com instituições de segurança pública e da segurança nacional.

Com um critério metodológico rigoroso, visamos um único objetivo: desmitificar o fenómeno através dos resultados da investigação, contribuindo para uma opinião pública mais esclarecida.

Uma mente aberta certamente contribuirá positivamente para um expoente socialmente criterioso e seleto no julgamento de um fenómeno que insiste em ultrapassar as barreiras das Ciências Físicas e Humanas.

Por uma verdadeira investigação séria, fique com o nosso compromisso !



ENCONTROS IMEDIATOS DO 1º GRAU

Esta categoria é a que define os designados “Encontros de Perto”, ocorridos numa proximidade reduzida (inferior a 250 metros). Usualmente, permitem apurar detalhes respeitantes na visualização da sua forma, cor, som entre outos pormenores do objeto constatado. Este tipo de avistamento OVNI a curta distância, não tem interação com o ambiente, fora o trauma do observador.