LUZES EM FORMAÇÃO TRIANGULAR OBSERVADO NOS AÇORES

BRO#1031 – FI:I – 16JUN2021 – 23:58 – HORTA, AÇORES

No passado dia 21 de Junho, chegou-nos ao Centro um email que incluía várias fotografias tiradas por um conhecido biólogo, da Universidade dos Açores, que mereceu o nosso maior cuidado de estudo. Tudo indicava numa apreciação inicial numa formação de luzes, que no seu trajecto inicial indiciava a sua origem local. Após aturada possibilidade na explicação face ao fenómeno constatado, onde incluímos um amplo painel de probabilidades, foi determinada como mais coerente e satisfatória como sendo possível um sobrevoo de um bombardeiro B-2 Spirit, que teria estado na origem na descolagem (não confirmada) da Base Aérea nº 4 (Lajes) segundo considerações do relatório sumário da Comissão de Análise (CA), do CIFA.

O enquadramento do trajecto e luzes perfiladas dos registos fotográficos revelam que “a grande altitude e dimensões numa direcção contínua ascendente, só poderíamos estar presentes numa aeronave cuja a sua identidade é praticamente similar a B-2 Spirit” – revelou Diogo Rosa, um dos intervenientes analistas do relatório sumário.

É frequente a passagem de luzes estranhas nos arquipélagos dos Açores onde geralmente são associadas a voos militares frequentes tendo em conta as actividades americanas sediadas na ilha de Angra do Heroísmo.

O presente processo foi encerrado a 26JUN2021 no CIFA, tendo obtido a sua explicação na Tabela como FI-I (sinalização de aeronaves).

(CIFA-Depto.Investigação, AIN-903874, 26JUN2021 – #POR-VCD1903 e #LIS-CAS2117)

 

O “Northrop B-2 Spirit” também conhecido como Stealth Bomber, bombardeiro estratégico fugitivo dos EUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *