APOCALIPSES – OS VÁRIOS FINS DO MUNDO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL

AUTOR: JOAQUIM FERNANDES, CONTRAPONTO EDITORES, 04-2011

SINOPSE
Ao longo da história, e inclusive antes da sua fundação, Portugal foi por inúmeras vezes atormentado pelas angústias dos «fins do mundo» que as crendices e superstições populares desde sempre associaram a calamidades de diversa ordem. De epidemias a secas e terramotos que provocaram maior ou menor grau de destruição no país, fenómenos astronómicos como passagens de cometas perto da Terra ou eclipses, ou mesmo acontecimentos imaginários como o desembarque de marcianos de que muitos ainda se recordam, foram muitos os momentos do «Juízo Final» que espalharam o terror pela população.

Com base numa pesquisa exaustiva de fontes diversas das épocas abrangidas, Joaquim Fernandes reúne neste seu mais recente trabalho alguns desses «apocalipses» e «fins do mundo». Momentos dramáticos como os vividos no seguimento do terramoto de 1755 ou durante a epidemia de gripe espanhola que dizimou dezenas de milhares de pessoas são aqui abordados. Mas também não faltam profetas e seitas, tenebrosas chuvas de «sangue», cometas em rota de colisão e até uma invasão extraterrestre que tantas dores de cabeça provocou à PIDE.
Com prefácio de Miguel Real.

BIOGRAFIA
Joaquim Fernandes está biografado no Dicionário de Personalidades Portuenses do Século XX (Porto Editora). Cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, (CTEC), da Universidade Fernando Pessoa, doutorou-se em História com a primeira tese sobre a temática extraterrestre em Portugal. Interessa-se particularmente pela antropologia religiosa comparada, com destaque para os fenómenos da religiosidade popular e da espiritualidade, mitos e cosmologias e o debate entre ciência e religião.
É membro de várias organizações internacionais e coordenador internacional do MARIAN Project, que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos religiosos e aparicionais, como Fátima, tema a que dedicou várias obras, em coautoria com Fina d’Armada, igualmente traduzidas para inglês, castelhano e francês.
Na televisão, é um dos coautores do guião do telefilme A Noite do Fim do Mundo, que retrata as reações em Portugal à aproximação do cometa Halley em 1910. Para a RTP2, coordenou a série temática Encontros Imediatos, dedicada ao fenómeno óvni em Portugal. Foi autor do guião e da apresentação do documentário As Faces de Fátima, produzido para o Canal História em 2017, e, no Porto Canal, coordenou a série Conversas do Centenário dedicada aos eventos aparicionais de Fátima.
Com uma vasta obra publicada, entre os seus títulos mais recentes contam-se História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas (2015), Portugal Insólito (2016) e, no domínio da ficção, os romances históricos O Cavaleiro da Ilha do Corvo (2008) e As Curandeiras Chinesas. Um motim que abalou a I República (2014).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *